Hard King Informática

Blog

Saiba como criar uma senha segura

O seu passaporte na internet é a sua senha. Ela é usada para acessar seus documentos, arquivos e serviços por toda a web. Portanto, é um dos principais códigos necessários para usufruir bem da tecnologia como um todo. Desde contas em redes sociais, sites em geral até onde você guarda arquivos pessoais (como e-mails) ou até bancos. Em poucos passos, vamos ensinar como criar uma senha segura e ao menos dificultar a ação dos criminosos virtuais.

Saiba como criar uma senha segura

Uma senha curta não te ajuda. Nem mesmo palavras simples encontradas em dicionários. Tampouco a senha mais usada do mundo, “12356” ou substituir “@” pela letra “A”.

O criptógrafo e especialista em segurança Bruce Schneier dá algumas dicas para gerenciar senhas.

Saiba como criar uma senha segura

  1. Use uma “sentença-passe”: uma frase que você possa lembrar. Em seguida, substitua cada palavra da frase com a sua inicial, um dígito ou símbolo semelhante, ou, de forma aleatória, use uma palavra inteira. Exemplo: Beatles é minha banda favorita. Você poderia transformar a sua senha em B e m b f @ # !.
  2. Se isso for muito difícil de lembrar, escreva um lembrete em um papel e guarde-o. Mas só um lembrete, não a senha completa.
  3. Quando você tem uma senha boa, não é necessário mudar, a não ser que você tenha alguma suspeita de ter sido hackeado. No mais, não use a mesma senha em diferentes serviços.

Posted in: Dicas, Segurança

Leave a Comment: (0) →