Hard King Informática

Blog

Supercomputadores poderão usar chips de smartphones

Centro de Supercomputação de Barcelona construiu um protótipo de supercomputador rodando em processadores ARM que serão implantados em julho

 

Chips de smartphones e tablets agora seguem o caminho dos computadores de alto desempenho, oferecendo uma alternativa eficiente aos chips de servidores famintos por energia usados nos supercomputadores mais rápidos do mundo.

armprocessorO Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC, na sigla em inglês) construiu um protótipo de supercomputador rodando em processadores ARM que serão implantados em julho, disse o centro de pesquisa na quarta-feira (12), em comunicado. O computador de alto desempenho está sendo anunciado poucos dias antes da International Supercomputing Conference, que acontecerá na próxima semana em Leipzig, Alemanha.

Processadores ARM são usados na maioria dos smartphones e tablets do mundo, enquanto que mais de 400 dos supercomputadores mais rápidos da lista “Top 500” são baseados em processadores para servidores x86 da Intel ou Advanced Micro Devices. O interesse em ligar os processadores de smartphones em servidores vem crescendo, já que as empresas buscam reduzir os gastos com energia, e processadores ARM têm sido considerados para uso em servidores de processamento de cargas de trabalho baseadas na web.

O desempenho da supercomputação está dobrando a cada dois anos, mas o consumo de energia subirá muito. O BSC vem pesquisando o uso do processador ARM de baixo consumo em supercomputadores como forma de aumentar o desempenho ao deixar cair o consumo de energia. O centro argumentou, recentemente, que os processadores ARM mais baratos poderiam finalmente ultrapassar os chips mais sedentos de energia e caros para servidores x86, bem como o x86 “expulsou” o Power, da IBM, e outros processadores RISC no passado.

O supercomputador do BSC, chamado Pedraforca, terá um mix de 3 chips Tegra da Nvidia com GPUs Tesla da empresa, o que pode acelerar operações específicas de ciências e matemática. O chip Tegra 3 é baseado em 5 anos de design da ARM Cortex-A9, enquanto a tecnologia gráfica é semelhante ao utilizado no computador mais rápido do mundo chamado Titan, que mistura GPUs Tesla 18,688 com núcleos de CPU Opteron 299,008 da Advanced Micro Devices.

O servidor será implantado nas instalações do BSC em Barcelona. A fabricante francesa de servidores Bull e a empresa italiana E4 Computer Engineering integrarão e implantarão conjuntamente o Pedraforca.

Posted in: Noticias

Leave a Comment: (0) →