Hard King Informática

Blog

Número de rotas com protocolo IPv4 esgota e sites podem ter problemas

A alta potência da Internet dentro do padrão IPv4 poderá causar problemas nas próximas semanas, segundo Jim Cowie, especialista em infraestrutura e economia do mundo digital pela consultoria Renesys. O número rotas IPv4 no mundo chegou em 512 mil, o limite do padrão TCAM (Ternary Content Addressable Memory, ou Memória de Conteúdo Endereçável Ternária em tradução livre).

Internet para toda a casa (Foto: Reprodução/ Pond5)

Rotas IPv4 estão no seu limite


 

O número rotas, segundo a Renesys, aumentou de 300 mil para acima de 500 mil neste ano. A ativação dos aparelhos varia de minuto a minuto, mas em trajetória ascendente. As origens desses possíveis problemas estão, ironicamente, na expansão dos serviços de operadoras de telefonia e os equipamentos antigos que utilizam IPv4. “A Internet continua crescendo, o que ela sabe fazer de melhor”, explica Jim Cowie, ao exibir gráficos de sua consultoria.

Gráfico da Renesys que mostra o aumento de roteadores no mundo (Foto: Divulgação/Renesys)

Gráfico da Renesys que mostra o aumento de roteadores no mundo

Esses números de protocolo são responsáveis por guiar o tráfego de dados na rede e sites que o usam podem apresentar problemas para os usuários que acessarem algumas páginas, assistirem a vídeos, escutarem músicas ou disputarem partidas online, por exemplo.

O limite da atual Internet, no entanto, ainda não é motivo para pânico. Não há evidências de que empresas e provedores de conteúdo estejam despreparados nesta situação, já que houve uma campanha intensiva no mundo todo para uma mudança para o novo padrão, o IPv6.

No Brasil, o NIC.br, braço operacional do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), informou em junho deste ano que o estoque de IPv4 esgotou na nossa rede nacional. A entidade está há mais de 10 anos divulgando o IPv6 para evitar colapsos na rede local. Os grandes provedores já adotaram o padrão, mas há diversos clientes com roteadores defasados que estão suscetíveis a este problema apontado pela Renesys.

Posted in: Dicas, Noticias, Segurança, TI

Leave a Comment: (0) →