Gmail comemora 10 anos; começo tinha 1 GB de armazenamento
Atualmente o serviço de e-mail possui 10 GB de armazenamento, fazendo parte do sistema de armazenamento Google Drive
O Gmail comemora dez anos de existência na próxima terça-feira. O serviço de e-mail pela internet (webmail) foi criado pelo Google em 1º de abril de 2004, mas muitos não acreditaram na época que o serviço com 1 GB de capacidade para armazenar e-mails e anexação de arquivos até 25 MB era verdade – a empresa já havia divulgado brincadeiras de 1º de abril com produtos falsos.
Após seu lançamento o e-mail atraiu o olhar dos usuários que, utilizavam no máximo 6 MB de espaço em caixas de outras empresas como MSN Hotmail (hoje Outlook.com) e Yahoo! Mail. O design do site do Gmail é baseado em um sistema de conversação, parecido com um chat ou sites de fórum.
Hoje o serviço de e-mail possui 10 GB de armazenamento, fazendo parte do Google Drive, além de uma série de ferramentas que integram o Google Apps, como Google Voice, Google Video, Gmail Chat, Google Hangout – assim como diversos filtros de busca e opções de tags.
Segundo dados de 2012, o Gmail é utilizado por 425 milhões de usuários no mundo todo, com versões em 57 línguas. A disputa com Microsoft e Yahoo pelo mercado de serviço de e-mails pela internet ainda é acirrada – o Outlook.com possui 420 milhões de usuários e o Yahoo! Mail, 281 milhões.
Falhas, fracassos e polêmicas
O serviço de e-mail do Google teve sua maior falha em 1º de setembro de 2009, ficando fora do ar durante duas horas e quarenta minutos – com isso os usuários não conseguiram entrar em suas contas. A falha mais recente no Gmail ocorreu no dia 24 de janeiro, ficando globalmente fora do ar por 50 minutos.
A empresa ainda foi criticada em junho de 2013, após o ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA), Edward Snowden, divulgar que agência de segurança nacional possui acesso aos e-mails do serviço por meio de uma porta de entrada que permite o governo ler os e-mails de todos os usuários. Posteriormente as críticas foram amenizadas, pois o programa do governo de coleta de dados, o PRISM, também engloba outras empresas de tecnologia.
Seus dois maiores fracassos foram às integrações com duas redes sociais que não tiveram receptividade do público, o Google Buzz e o Google Wave. O Buzz foi descontinuado em 2011 para dar início ao Google +, e o Wave foi cancelado em 2010 sem possibilidade de substituto.
O Google ainda apresentou na última quinta-feira uma cartilha para navegar com segurança no Gmail, com dez noções básicas de segurança.
Posted in: Uncategorized
Leave a Comment: (0) →